quinta-feira, 15 de abril de 2010

lembrança de um belo verão



 "eu, toru, mauricio, everton (moycano) com a camera"

Em um domingo desses fui visitar uns amigos, e nisso fui à casa da Géssica que é minha amiga!
Ficamos um bom tempo conversando e botando um papo em dia logo depois de algumas horas fui embora... Na esquina da casa dela eu olhei para uma vala que tem um pouco mais atrás tem uma cerca, e nessa olhada veio rapidamente uma puta nostalgia de 2007,quando o mundo era mais fácil, uma das férias mais intensas de minha vida!
A minha trupe da época, Moycano, Hugo, Chera e o Torú e algumas outras pessoas "que hoje em dia falo bem pouco".
Rolou uma festa, lembro como se fosse ontem e foi a turma toda... Bebemos tanta cerveja e caipirinha, logo ficamos bêbados e o dinheiro acabou, eu e o moycano estávamos tristes, Chera e o Hugo estavam com suas namoradas da época e volta e meia um deles apareciam, o Everton (Moycano) entrou pro meio do salão e nisso Chera apareceu pra me fazer companhia, não demorou muito o Moycano varou com uns ticket de cerveja felizão dizendo “pega caralho! Pega caralho! Vamo beber porra!” hahahahaha
Eu e o Chera mais feliz ainda perguntamos onde ele tinha arranjado os tickets ele falou que foi com uma garota que estava afim dele!
Logo agente deduziu que ele estava trocando seus beijos por cervejas... hahahahahaha
E bebemos até ele cansar de beijar a garota, logo depois ficamos tristes e desamparados e ele veio com uma idéia absurda de pedir 50 centavos pra todo mundo que ele encontrar.
Eu aceitei e fui atrás só que nessa hora foi o horário da pancadaria do rock que sempre rolava na festa e fiquei no meio da pancadaria e esqueci completamente do plano logo depois o Moycano me puxa pela gola da camisa e diz “que conseguiu moeda pra caralho” e foi verdade acho que ele conseguiu mais de 20 reais só em moedas de 50centavos! Hahahahahaha!
Bebemos até enjoar e ficamos muitos bêbados mesmo, depois disso só foi loucura...

 algumas coisas está escrito nesse depoimento!

Será que por aproveitarmos demais a vida esse foi nosso castigo?
4 loukos em direções opostas! pra que fikem bem distantes um dos outros?
Ou foi so o tempo que passou, assim como passa pra todos!!??
Parece que foi ontem que odiava v6!
Parece que foi ontem q fumei meu 1° cigarro com v6!
Depois o 1° baseado!
O 1° gole de alcool!
A 1° pultaria!!
Parece que foi ontem que todos nos reunimos pela ultima vez!!
E bebemos ,caimos , rimos e vimos o nascer do sol...
Ainda que meio embaçado lembro do moykano correndo pela quadrade areia,
No meio da festa com um monte de lantinha na mão e gritando pra mim..
Que ele tinha fikado com a helena... pra mim não contar pra vc!! se não ia dedurar ele!
O hugo sumindo e aparecendo do nada no meio da festa gritando eu to loko!!
E tu com moykano querendo me ver mijando!!
E com certeza lembro do moykano c vendendo por cerva!!
Lembro do fim da festa e dos mlkes que queriam voar na minha rua!
E minha mãe vendo tudo!
E eu doidão tentando explicar pra ela!
Ai foi mal a véia virar a cara pra dormir que eu passei mal por causa vinho,
E vou querer voar tbm! dai tem tanta gente que nem lembro mais de todos!
Geral se reuni vai pra paradinha, e o moycano some, bily vira fastasma e se Teletransporta!
Eu com a camille me vendo vomitar e hugo rindo fazendo o msm!!
Moykando vara de um carro q nunka vi, billy volta!!! 
E vamos pro final da rua!!
Encontramos um carro no abismo acabamos com ele!
Um silÊncio toma conta! todos sabemos que akilo era um momento especial!!
Que não iria acontecer tão cedo de novo!
Parece que em minha mente ainda posso sentir akele vento e ouvir akele silÊncio!
Pessoas mais do que especiais estavam ali!

ISSO FOI A MELHOR NOITE DA MINHA VIDA!

VocÊ nunka vai ta so irmão! eu to sempre contigo cara!
Lembro de v6 todo santo dia! sabe pq? pq somos uma familia!!
Talvez a mais doente !! mas concerteza a mais feliz!!
Abraço cara!

(by: Mauricio chera)

 nesse mesmo domigo que sai, quando voltei pra casa encontrei 2 perturbados de bobeira no msn
e rolou 3 doidos lembrando das férias de verão:

Everton diz: e daquela vez q vcs dormiram la em ksa?
buck rogers diz: porra!
mauricio diz: uiashuias foi
buck rogers diz: o chera trancou a porta
Everton diz: nada a ver a da minha madastra galaseca! Né?
(...)
buck rogers diz: porra eu não esquecer do dia que eu estava sonhando beleza
 quando eu acordo o moycano com uma cerveja e 2 copos me acordando pra beber
 ahsuahsuahsuahsuahsaushas
mauricio diz: uahsuiasa e o dia que eu dei a tua cachaça pro tucunduba?
buck rogers diz: caralho o tucunduba ficou bêbado! aushauhsuahsuahsaishashiasas
Everton diz: esses bixo sao foda da cachaça pro mulekinho
mauricio diz: iaushauhias foi engraçado
buck rogers diz: ele vai ser violento quando beber. tomava uma dose e metia a porrada no irmão dele  kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 to me cagando de rir dessa presepada
mauricio diz: ééé! muito foda
 uhiasauhisauhis so agente mesmo bixo, ele ja pegava a garrafa sozinho
Everton diz: ta foda
buck rogers diz: =D
mauricio diz: vomitou! naum foi billy?
buck rogers diz: é sério velho
Everton diz: iuashhasiuss
buck rogers diz: só que tava misturada com suco pq o mauricio estava com frescura
 de beber pura
mauricio diz:ela ja pegava a garrafa sozinho doido
Everton diz: foi nas ferias de julho isso
buck rogers diz:foi
mauricio diz:foi..
buck rogers diz: ele vomitou?
mauricio diz: claro viado
buck rogers diz: eu pensei que os porres dele era passageiro. eu acho que eu  ja estava bebado tbm! hasuahsuashuahsauishas
porra todo dia eu bebia aquela porra, de manhã, de tarde e de noite
mauricio diz: uiasuhiauhs era
buck rogers diz: bicho eu lembro de uma vez que eu voltei tão bebado pra casa que eu nem lembro como voltei, só sei que eu durmi num amontoado de roupa suja no chão do meu quarto
(...)
mauricio diz: bixooooooooooooooooooo essa ferias tem que ser foda
buck rogers diz: ashasuahsuashuahsiashashaiusas
mauricio diz: eu quero so ver a cagada!
Everton diz: será?
mauricio diz: vai nada bixo
buck rogers diz: agente ainda tem que roubar uma birita do pai do moycano de novo
mauricio diz: uiashuahiauhsuihaiuhsiauhuishaihisuhiuahiuhsuihsa
Everton diz: hahaha
mauricio diz: agente bebeu metade da cachaça mineira do teu pai. toda vez que agente ia la, já queria beber
buck rogers diz: pior parecia um filme velho! Hahaha
mauricio diz: ééé!!! porra agente era feliz cara... e toda vez que eu fico perto de v6 são os melhores dias do ano vey!


(...)
(buck rogers é meu nick do msn) 
 =D


e acho que alguma coisa mudou, não sei se foi o tempo, ou as idéias diferentes que sempre tivemos, as novas amizades, mas ainda sinto saudades dessa época, de quando tudo era mais facil e nos enjoavamos as vezes um dos outros... e isso será uma lembrança que guardarei dentro de mim pra sempre, assim como esses amigos que se espalharam pelo mundo à fora! 

E a unica coisa que posso dizer nesse momento é:

"- Tudo passa, tudo passará...
E nossa história não estará pelo avesso
Assim, sem final feliz.
Teremos coisas bonitas pra contar.

E até lá, vamos viver
Temos muito ainda por fazer
Não olhe pra trás
Apenas começamos.
O mundo começa agora
Apenas começamos."



mais um ano sem joey ramone



O que seria do mundo sem os ramones?

O que seria dos ramones sem o joey?


 Meu primeiro contato com a banda  foi em 2000 ou em 2001, eu ouvi aqueles broncos na época que k-7 estava sendo ultrapassado, um cara que nunca vi na vida com uma voz diferente um jeito diferente de tocar,  bem diferente mesmo; ouvi algo sobre uma cretin family, psycho terapy, tive meu primeiro contato com os Ramones a banda que influencio os pistols, o clash, e tantas outras desses últimos 30 e poucos anos.
Enquanto isso as mais famosas deles fui escultando com o tempo.
Lembro que em uma segunda-feira, eu cheguei da rua e fui assistir e liguei a tv estava passando  jornal da globo, e passou uma noticia inesperada, "faleceu Joey Ramone o vocalista dos Ramones"!

Eu fiquei ali paralisado, estático, fiquei espantado com aquilo, eu me arrepiei, e logo caiu uma lagrima...

"Aquele ser de beleza exótica, bronco, com um grande coração bondoso, que passou 20 e poucos anos tocando as mesmas musicas, ouvindo no inicio de cada musica o 1, 2, 3, 4, e seguindo três notinhas"...
o que seria das pessoas se aqueles quatros cheira cola não surgisse com um som sujo e rapido?

Talvez ainda estivéssemos ouvindo aquele maldito rock progressivo, cheios de solos virtuosos e demorados que sinceramente quando escuto uma musica dessas, eu penso logo em suicídio.

Fora os palcos eram bem distantes do publico...

Graças a deus surgiu o punk e mostrou que o rock não precisa de solos virtuosos, que o publico poderia ter um contato direto com os seus ídolos.
Mostrou que uma musica despropositas pode fazer tanto sucesso quanto uma musica super trabalhada.

 Quem diria que aqueles quatro dóceis trogloditas que formaram uma banda
Pra sair do tédio, "deixando bem claro na musica Now I Wanna Sniff Some Glue".
E criou uma musica que no meu ponto de vista é um dos mistérios da humanidade.
o single mais famoso deles BLITZKRIEG BOP, juro que até hoje não sei o que significa essa palavra!
No primeiro show do CBGB eles que suas musicas eram tocadas com certa demência, levando 20 musicas em 17 minutos.
Quando assisti  "it's alive" eu percebi um grupo desencontrado

Mas as pessoas gostaram daqueles esquisitões de jaqueta de couro, calças surradas e tênis sujo e acabado.
 eles tinham o mais importante pra se ter em qualquer projeto “integridade, persistência, por seu trabalho duro e acreditavam naquilo que estavam faziam”.
Com o tempo os problemas foram aparecendo, e um dos principais foi que joey que não falava mais com Johnny.
E deixou bem claro na letra de “the kkk took my baby away”, embora todos esses problemas Joey e Johnny ficaram até o fim do grupo.
Junto com Dee Dee e Jean Beauvoir “ex baixista do plasmatics” joey escreveu e gravou a musica Bonzo Goes To Bitburg, um protesto contra a visita do Ronald Reagan ao cemitério de guerra localizado em Bitburg, Alemanha, onde se encontravam sepultados vários corpos de altos cargos da SS Nazista.
Ela mostrou um amadurecimento de uma banda que admitia piadas com referência nazista no começo da carreira. Mas Johnny Ramone (um conservador e ardoroso fã da política de Ronald Reagan) não gostou do nome da música.
Então ela passou a se chamar “My Brain Is Hanging Upside Down”.
Essa época foi a fase negra de um vocalista afundado em álcool e cocaína.
 
No final dos anos 80, Joey começou um demorado e trabalhoso, porém bem sucedido, processo de abandono das drogas, um tornado, de tão ativo e intenso.
Promoveu festas, discotecava em clubes, aparecia em programas de rádio e TV, fazia jam sessions com a nata do rock nova-iorquino, conduzia painéis de discussão anti-censura, entre outras causas como AIDS, ecologia, direitos animais e desemprego.


Joey se tornou rock star essencial e de espírito elevado. Ainda arranjava tempo para gravar 2 clipes, além de compor várias músicas novas.

Em 94 joey disse ao resto dos ramones que ele estava com câncer, e em 95 deixou claro que tinham que parar de tocar.                  
Joey estava ficando cada vez mais cansado e debilitado, afinal não é nada fácil fazer shows longos e intensos, coberto por jaqueta de couro e iluminação forte.
Nesse clima, foi lançado ¡Adios Amigos!

E sinceramente pra mim Joey sempre foi a alma dos Ramones.
E para ele, tudo já tava realmente no fim.
Joey  deixou de cantar por dinheiro, estava mais preocupado com seu projeto solo e sua doença (no último show a voz de Joey nas ultimas músicas está cansada, não mostrando o mesmo vigor de antes).

No final do ano 2000 o câncer deu uma trégua e o vocalista ainda fragilizado finalizava seu álbum junto com Daniel Rey.
Mas em dezembro Joey escorregou na porra de um gelo na calçada à frente de seu apartamento e quebrou a bacia. A medicação do tratamento foi interrompida para que uma cirurgia fosse realizada e assim o câncer se alastrou.
E assim ele perdeu a guerra contra o cancêr linfatico no dia 15 de abril de 2001, exatamente na pascoa feleceu um deus, que mudou o mundo da musica. A notícia abalou milhares de fãs do mundo inteiro. Os Ramones eram tudo para Joey, ele era um dos símbolos do punk e um dos vocalistas e personagens mais influentes e queridas da história do rock, da música e da minha vida.

juro que escrever isso doeu, me bateu uma tristeza e imaginei uma boa parte da minha vida e  que hoje quando escrevo meus versos de amor platônico adolescente, ou protesto mesmo, eu me baseio nele.

Mas já que ele recebeu um chamado pra fazer em outro lugar o mesmo que ele fez aqui, acho que ele não está fazendo diferente do que ele fez.

Quem diria que um ser desengoçado, que não fazia nada alem de cheirar cola e atropelar as frases iria se tornar uma peça fundamental de milhares de pessoas?

Tenho certeza sem ele talvez o punk rock não representaria o que representa hoje no mundo, e não influenciaria tantas bandas que surgiu na inglaterra, e no resto do mundo, e influciara as gerações que virão.
Mesmo os que gostam de ramones ou não!
Assim deixo minha singela homenagem a ele a essa pessoa que me tornou o que sou.


OBRIGADO JOEY PELO SEU LEGADO!